“A nossa filosofia é : a qualidade à frente de tudo o resto! Todos os nossos pacientes merecem a melhor qualidade ao melhor preço. Para podermos assegurar que os implantes colocados são de origem fiável e nos garantem os melhores resultados, não utilizamos produtos de marca branca ou de fabrico em países do terceiro mundo. Apenas os implantes fabricados pela ASTRA TECH (Suécia) ou pela BIOMET 3i (Estados Unidos) são utlizados nas nossas clínicas.”
www.efp.org/efp-societies/pt/
http://sppi.pt/informacao/
O implante é um sistema fixo instalado no osso alveolar remanescente, com o objectivo de reproduzir a função de uma ou mais raízes dentárias que foram perdidas.
Os implantes são feitos de materiais (normalmente titânio) que não induzem rejeição ou reacção indesejável no corpo humano, ou seja, são biocompatíveis.
Quando colocados no osso, haverá um processo de osseointegração que o fixará ao osso no espaço de alguns meses. Durante essa etapa, o paciente poderá utilizar uma prótese provisória, fixa ou removível e fazer um controlo da placa bacteriana eficaz.
Finalizando o período de osseointegração, poderá iniciar-se a fase de confecção da prótese dentária fixa que funcionará à semelhança dum dente natural. Em condições especiais, esse período de osseointegração do implante pode ser feito já com prótese fixa provisória suportada pelo implante (função imediata).Os pacientes fumadores são considerados pacientes de risco para a colocação de implantes (sobretudo se fumam mais de 10 cigarros/dia - grande fumador), embora não os contra-indiquem. O tabaco afecta a cicatrização do osso e da gengiva pelo que possam ser esperadas mais complicações nestes pacientes, com maior taxa de infecções pós-cirúrgicas e cicatrizações mais demoradas.
Também a taxa de sucesso de osteointegração dos implantes é cerca de 10% inferior nos pacientes grandes fumadores. A perda óssea em redor do implante, ao longo do tempo pode ser, também, mais acentuada neste mesmo grupo de pacientes.
Os implantes necessitam de cuidados, tal e qual dispensamos aos dentes naturais.Muita gente pergunta sobre o tempo previsto para que um implante permaneça na sua função - Quanto tempo dura? Os implantes actuais são constituídos por materiais muito resistentes (titânio) e desenhados para suportar as cargas da mastigação, quando bem distribuídas, por muitos e muitos anos.
A maior parte das complicações ao longo do tempo, quando ocorrem, são falhas do próprio organismo e aparecem em redor do osso que suporta os implantes (peri-implantite), podendo resultar na perda do implante/prótese.
Esta situação pode ser causada pelas seguintes razões: Sobrecarga mastigatória sobre o implante;
-Mau controlo de higiene oral por parte do paciente no que respeita ao(s) implante(s) e dentes vizinhos